GRAZIELA NACLÉRIO FORTE
Pós-doutora pela Unesp-Marília, doutora pela Unicamp e mestra pela Universidade de São Paulo. Atua como professora de Português para Estrangeiros (PLE) desde 2003, ministrando aulas on-line e presenciais na cidade de São Paulo. Ministra cursos preparatórios para o Celpe-Bras, além de capacitações para professores de PLE. Sócia-fundadora do Grupo Sou Brasil (site: www.gruposoubr.com.br), autora dos livros Celpe-Bras sem Segredos (HUB Editorial, 2011), Gramática sem segredos (EditoraGNF, 2020) e de diversos artigos publicados em revistas especializadas. Co-autora do livro Não Confunda Prosódia com Pronúncia - Fundamentos da Prosódia para PLE (Editora CRV, 2023) e dos e-books Por dentro do Celpe-Bras (EditoraGNF, 2019) e Pronúncia em Aulas de Português Língua Estrangeira (EditoraGNF, 2020). Professora-pesquisadora da arte e da cultura brasileira.
MINHAS PESQUISAS
Além de ensinar português aos estrangeiros estou constantemente pesquisando os mais variados aspectos da língua portuguesa. Alguns temas tive a oportunidade de apresentar em congressos da área e outros publiquei em revistas especializadas. Todos os trabalhos estão disponíveis no site: www.academia.edu/GrazielaFortePLE.
História da Arte Brasileira é outro tema que me fascina. Comecei estudando um grupo criado na cidade de São Paulo, em 1932, formado por artistas modernistas. Eram pintores, músicos eruditos e populares, escritores além de operários e militantes políticos de esquerda que discutiam as possibilidades da arte e os temas relacionados à política. Depois investiguei a vida e a obra do artista plástico Carlos da Silva Prado que eu os apresento no vídeo acima. Recentemente encontrei um manifesto de artistas plásticos do Rio de Janeiro que se reuniram em 1960 para formar o grupo de resistência contra a arte abstrata, esse liderado por Mário Pedrosa. Todos os meus artigos sobre arte encontram-se reunidos e disponíveis para consulta no site: www.academia.edu/GrazielaForte, para saber mais basta fazer um rápido cadastro e assim ter acesso ao conteúdo.